08 fevereiro 2008

Rabos, Rabetas ou Tails

A rabeta ou tails são dos detalhes mais visíveis da prancha e com mais variantes. Em baixo vou descrever alguns dos mais utilizados.

Square: o final da prancha é cortado radicalmente, formando duas quinas acentuadas. Tem uma resposta rápida, quebrando a linha da onda imediatamente. Usada em ondas com tamanho médio e pequenas. Possui uma versatilidade muito grande, por isso a maioria das pranchas para o surfe dia-a-dia são square ou squash. Difere da Squash pelas suas pontas mais quadradas, faz com que se tenha uma performance de linha mais quebrada na onda projectando muito mais água nas manobras. Assemelha-se um pouco com a Swallow nesse aspecto. Boa em ondas cavadas, por dar uma óptima aderência na onda.

Squash: é o tail mais usado por ser o mais compatível com o surf actual. Além disso, com ligeiras modificações, pode ser aplicada a qualquer tipo de prancha, unindo, assim, as características de todos os outros tails.

Swallow: é a rabeta que permite maior quebra de linha. Funciona como se a prancha tivesse um duplo pintail e por isso a direcciona de cada uma das pontas, deixando a prancha bem solta. É utilizada para ondas gordas e cheias, permitindo maior sustentação e agilidade. Era conhecida antigamente como Fish tail. Quando é exercida pressão sobre ela, a saída de água é forte possibilitando assim curvas de arcos menores. Usada tanto em ondas grandes como pequenas, é boa para quem quer resposta rápida nas manobras. Utilizada até os dias de hoje, no qual já foi muito usada na época das (Twin Fin). Indicada para quem busca um estilo mais agressivo.

Pin: direcciona toda a manobra a partir de um só ponto, deixando-as muito abertas e necessitando de muito volume de água para realizar as trocas de borda, são usadas em pranchas acima de 7' para ondas grandes, ocas e rápidas. A rabeta quase se confunde com o bico da prancha de tão semelhante.

Round pin: por sua vez, possui maior aderência e projecção, o que a faz mais adequada para ondas de tamanho médio ou tubulares usada em pranchas médias ou grandes. A prancha vem afunilando e formando uma única quina. Ela consegue dar uma boa estabilidade, permitindo que o surfista quebre a linha das ondas maiores com mais facilidade, apesar do tamanho destas. Tem uma área menor na zona da rabeta deixando a prancha mais segura e com linhas mais redondas, não é muito indicado para ondas cheias por ter pouca sustentação na rabeta.

Round: é bastante usado em pranchas grandes, médias e pequenas. O outline vem se afunilando até ficar redondo no final do tail. Com excelente projecção e estabilidade, dependendo muito das condições do mar e do surfista para a sua utilização.

Diamond: como o nome já diz o final da prancha é formado um diâmetro com extremidade pontiagudas, extremamente solta, usada muito em ondas médias e pequenas. Possui mais versatilidade em manobras fundamentais. Esse tipo de tail já foi muito usado, mas hoje são poucos shapers que a utilizam.

Sem comentários: