24 julho 2010

S.O.S. - Rabo de Peixe


Na minha modesta opinião o Porto nunca foi construído com intenção de proteger ou abrigar os pescadores, pois a sua construção foi desde o inicio mal pensado. Enfim mas uma obra para a conta com um fim de mais umas ondas!!

Porto de Rabo de Peixe vai ser ampliado
O Governo regional vai amanhã a Rabo de Peixe discutir com os pescadores locais o estudo prévio de ampliação do porto de pesca, um projecto que deverá ficar concluído ainda durante este ano. (...)
A garantia foi dada pelo próprio Presidente do Governo regional,depois da reunião do Conselho de Governo com o executivo camarário da Ribeira Grande. Carlos César reconheceu que, na altura, as obras feitas foram as "necessárias e adequadas", mas que volvida menos de uma década e depois de 9 milhões de euros de investimento, aquela infraestrutura portuária da costa norte da Ilha de São Miguel, apresenta alguns constrngimentos.
A ondulação na bacia do porto, a pequenez do cais de acostagem, a lota e a zona de parquemaneto das embarcações e o reforço do actual molhe de protecção, são aspectos que o executivo quer corrigir em nome de uma maior eficácia do porto.
No final da reunião entre Governo e autarquia, Carlos César anunciou ainda para Agosto o lançamento do concurso para a construção da nova Escola Básica e Integrada Gaspar Fructuoso, que receberá 1500 alunos, permitindo o "desanuviamento" da actual Secundária da Ribeira Grande, e cujo investimento rondará os 14,5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara da Ribeira Grande ficou satisfeito com os anuncios do Governo e, na ocasião, ressalvou a importãncia da linha de crédito disponibilizada pelo executivo para poder pagar, a tempo e horas, aos fornecedores.

Esta foi a segunda reunião do executivo com as autarquias. Depois da Lagoa e Ribeira Grande, seguem-se reuniões com os dois concelhos da Terceira , Angra do heorismo e Praia da Vitória , e com a Câmara da Horta, sendo que o executivo garantiu já que também reunirá com os restantes 4 municípios de São Miguel.
Carmo Rodeia

in Açoriano Oriental Online
Está na hora dos clubes, associações, surfistas e bodyboarders açorianos partirem para a acção. Podem colaborar, enviando um email para a presidência do governo (governoregional@azores.gov.pt), solicitando uma explicação sobre esta ampliação do porto de Rabo de Peixe e se a mesma ampliação irá inviabilizar a práctica de desportos de ondas a dezenas de surfistas e bodyboarders de todo o mundo, que durante todo o ano se dirigem àquele local. Não fiques a dormir. O Wave Riders Açores já começou a dar o seu contributo, com a criação do sinal SOS Rabo de Peixe, que poderá ser util para para fazer autocolantes, posters, cartazes ou qualquer outra coisa que alerte para evitar a "morte" definitiva, do que resta de uma das melhores ondas de São Miguel.

"If we dont take action now we settle for nothing later"
Texto retirado do Waverideazores

Sem comentários: