23 fevereiro 2011

Santa Catarina - Ponto de Situação

Empreitada de Contenção da Orla Marítima em Santa Catarina

Obras avançam na Praia sem prejudicar a onda

As obras de contenção da orla marítima do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória tem sido efetuada de modo a não causar reflexos na onda de Santa Catarina.
O diretor Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, Nuno Domingues, visitou durante a tarde ontem as obras da empreitada de contenção da Orla Marítima do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória.
Em análise está a estratégia a utilizar para não prejudicar a afamada onda de Santa Catarina.
Nuno Domingues afirma ter vindo ver o andamento da obra juntamente com a Associação de Surf da Ilha Terceira, de modo a entender a influência que a obra pode ter na onda.
"Esperemos que a onda não seja danificada, daí que tenhamos feito um simples ensaio neste pequeno acesso, colocando umas rochas exatamente na zona onde vai ficar a estrutura projetada e vamos deixá-la assim durante uns tempos", afirmou.
Se não houver qualquer reflexo, continuou, "e se os surfistas sentirem que não há problema podemos fazer a estrutura. Em caso de haver reflexão, temos a possibilidade de puxar a obra um pouco mais atrás, uma vez que temos espaço para tal", adiantou.
Nuno Domingues garantiu não ser intenção da tutela estragar um espaço que tem uma onda natural e de grande qualidade, uma vez que o espaço que têm "é mais que suficiente para não interferir com o local frequentado pelos surfistas".
"Daí que estejamos a efetuar este ensaio, que tem um custo zero, para ver se há realmente alguma reflexão ou não. Desta forma, daremos um prazo de cerca de um mês e meio para que possam averiguar se realmente a obra tem influência ou não", acrescentou.
João Monjardino, da Associação de Surf da Ilha Terceira, esteve presente no local da obra onde admitiu que até ao momento, as construções da estrutura não têm influenciado a rebentação das ondas.
De qualquer forma, Nuno Domingues pediu que os praticantes de surf estivessem atentos durante o próximo mês de modo a verificar se há realmente alguma reflexão para que seja então recuada a estrutura de contenção da orla marítima.
Dada a dimensão da empreita da orla marítima, o diretor regional dos Transportes Aéreos e Marítimos assume que a zona de Santa Catarina pode ser executada no final, de modo a que haja tempo para se retirarem conclusões do seu prejuízo na onda.
Esta empreitada representa um volume de investimento de 1.970.000 euros e tem um prazo de execução de oito meses.
Fonte : Noticia publicada no Diário Insular de 22.02.2011 e enviada por Pedro Arruda

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